O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16) com o fim do vazio sanitário da cultura. As primeiras lavouras plantadas são aquelas que possuem sistemas de irrigação.
O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16), em Mato Grosso, com 55% da produção já vendida. Os produtores estão autorizados a fazer o cultivo do grão, já que o vazio sanitário da cultura terminou.
As primeiras lavouras plantadas no estado são aquelas que possuem sistemas de irrigação, já que, com a falta de chuva, colocar as sementes na terra sem que haja umidade suficiente no solo é um risco muito grande.
Neste momento, os produtores tendem a não arriscar. Este ano, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), plantar um hectare de soja no estado sai por pouco mais de R$ 4.170, cerca de 7% mais que o custo da safra anterior.
Em uma fazendo em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a expectativa é de que seja feito o cultivo de 300 hectares com irrigação. O gerente da fazenda, Elias Belé, conta que estão tomando os devidos cuidados para isso.
“Estamos iniciando com cautela e somente em áreas irrigadas. O nosso vazio acabou no dia 15 de setembro. Então, a partir desse dia, a gente começou largar a semeadura, e iniciar a nova safra de soja 2020/2021. Nós só vamos terminar o plantio das áreas irrigadas e vamos esperar uma boa chuva pra voltarmos a plantar”, afirma.
Em outra propriedade serão quase 700 hectares irrigados. A soja plantada agora, vai ser colhido no começo de janeiro e sem seguida dar espaço para a nova safra de milho e arroz.
O estado deve aumentar 2% a área plantada com soja, chegando a 10,8 milhões de hectares. A produção esperada é pouco mais de 35 milhões de toneladas.
Os produtores iniciam a safra otimistas, conseguindo bons preços pelo grão e com boas perspectivas de negócios. Eles já venderam mais de 55% dessa produção que vão cultivar a partir de agora, mas ainda dependem do clima. Segundo o Agrometeorologista do Climatempo, João Castro, a chuva deve chegar nas lavouras ainda neste mês.
“Nos dias 20 e 21 de setembro é esperado que algumas chuvas comecem já a ocorrer inicialmente pelo oeste do estado de Mato Grosso, na região de Campo Novo do Parecis e Sapezal. No dia 26 e 27 de setembro, aguardamos uma nova massa de ar que vai empurrar uma frente fria e formar um novo corredor de umidade, que vai levar chuva para todo o estado de Mato Grosso, inclusive na região central.”, explica.
As chuvas devem se estender até o norte. Ou seja, em Sorriso e Sinop terá chuva para iniciar o plantio”, afirma.
É importante destacar que a soja plantada nesta semana tem previsão de ser colhida no final de dezembro ou começo de janeiro.
Em seguida, os produtores iniciam a segunda safra, quando fazem o cultivo de algodão, milho ou feijão.
Fonte: G1
Simply wish to say your article is as astonishing. The clearness in your post is simply nice and i can assume you are an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work. Mariquilla Aymer Pegg
Informative article, totally what I was looking for. Jessalin Valentijn Belicia
Excellent post. I absolutely appreciate this site. Keep writing! Editha Meredeth Esbenshade
This piece of writing provides clear idea in support of the new people of blogging, that in fact how to do running a blog. Miran Crichton Laughlin
Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Thank you for supplying this information. Ambur Bentley Lief
Definitely, what a great website and illuminating posts, I will bookmark your blog. Best Regards! Janeta Nels Davide
Thank you for making this article. You do an awesome job with your blog. You have a fan in me. Tony Meir Gally