A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu a primeira variedade de amendoim forrageiro propagado por sementes do Brasil. De acordo com a entidade, o amendoim forrageiro BRS Mandobi é uma opção para diversificar pastagens.
“Para disponibilizar a BRS Mandobi uma equipe multidisciplinar de pesquisadores atuou durante 20 anos, no âmbito do Programa de Melhoramento Genético do amendoim forrageiro, coordenado pela Embrapa Acre. Produtiva (três mil quilos de sementes/hectare), resistente a doenças, tolerante ao alagamento do solo e à seca e altamente persistente no pasto e eficiente no processo de semeadura, a cultivar pode ser consorciada com os capins Marandu, Xaraés, Piatã, Humidícola, Tangola, Decumbens, Mombaça, Massai e a Grama-estrela, entre outras forrageiras”, disse a Embrapa.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), como uma resposta a demandas do setor produtivo. “A BRS Mandobi vai viabilizar a oferta de sementes nacionais de qualidade, a preços mais acessíveis para o produtor rural”, afirma a pesquisadora da Embrapa Acre, Giselle de Assis.
Segundo os realizadores, uma das vantagens é conseguir suprir a necessidade de fertilizantes nitrogenados no processo de adubação de pastagens, com baixo custo. “Outra vantagem do amendoim forrageiro é o elevado teor de proteína bruta presente na planta, entre 18% e 25%, nutriente que impacta diretamente a qualidade do pasto e a produtividade animal. Esse aporte proteico na alimentação do rebanho eleva a produção bovina por área, com baixas emissões de carbono, contribuindo para a mitigação dos impactos ambientais da produção e para uma pecuária mais sustentável”, destaca Valentim.
Fonte: Embrapa
Essa semente já está disponível para venda?
Onde?
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.